2017.09.02

Receitas saudáveis: Marmita ideal para almoçar no trabalho

Esqueça a fila para encontrar mesa, as más opções alimentares e as refeições ingeridas à pressa. A partir de agora a pausa para o almoço será diferente, mais tranquila e saudável. A palavra-chave é marmita. Ganhou força no pico da crise económica e, dados os benefícios, nunca mais se perdeu. Se ainda não experimentou, chegou o momento de dar ao seu organismo os nutrientes de que ele necessita para fazer face aos desafios do dia. Dizemos-lhe quais as regras para uma refeição saudável e segura.

Receitas saudáveis na dose certa

O dia de trabalho é longo e exigente. Como tal, inclua na sua marmita alguns reforços para o meio da manhã e da tarde. Uma peça de fruta fresca, um punhado de amêndoas ou nozes, um iogurte são boas opções. Para o almoço, certifique-se de que metade do prato principal contém salada ou legumes crus e o restante espaço é ocupado por hidratos de carbono (1/4) e proteínas de origem vegetal ou animal (1/4), de acordo com as recomendações da Fundação Portuguesa de Cardiologia. Depois de apostar nas receitas saudáveis não deite tudo a perder na sobremesa, opte por uma peça de fruta da época.

Menu

Aproveitar as sobras da refeição do dia anterior é sempre uma opção, que poupa tempo e trabalho, mas existem inúmeros pratos nutritivos que pode preparar sem grande esforço. Se é adepto de sopa e saladas, reforce o seu valor nutritivo adicionando ovo, leguminosas ou frutos secos, por exemplo. Pode aproveitar sobras de massa, arroz, carne ou legumes salteados para criar receitas saudáveis e nutritivas, por exemplo: massa com frango, espargos e tomate; arroz de atum com legumes ou salada de quinoa com legumes salteados.

Preparar receitas saudáveis

 Em casa, deixe arrefecer bem a comida antes de fechar o recipiente, para evitar a formação de água no interior. Assim minimiza o aparecimento de bactérias e a alteração de sabor e odor nos alimentos. No trabalho evite usar recipientes de plástico no microondas, uma vez que podem migrar aditivos destes materiais para os alimentos no aquecimento. Prefira recipientes em vidro ou, em alternativa, tenha um prato de loiça para o efeito.

Conservar

Se o seu local de trabalho não tiver um frigorífico, adquira uma bolsa com revestimento térmico e placas frias para conservar os alimentos. Evite misturar os alimentos, ou seja, separe o prato principal que será aquecido dos alimentos frescos (legumes ou salada). Leve o tempero, como o azeite ou a vinagreta para a salada, num recipiente à parte para adicionar antes de consumir.

Aproveite o tempo que lhe resta da pausa para o almoço para sair do escritório e dar um passeio na rua. Caminhar ao ar livre ajuda a aliviar o stress e é o melhor aliado para uma saúde de ferro.


Mais Artigos