2017.08.03

5 razões para praticar exercício, hoje

O sedentarismo é um problema sério em Portugal. Dados apresentados pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, em 2015, traçam um cenário preocupante: mais de metade dos portugueses não faz exercício físico. Isto significa que praticam menos do que uma hora e meia de atividade física por semana. O estudo, que submeteu 1220 pessoas a um questionário presencial, revelou ainda que as mulheres são mais sedentárias e que, com a idade, o problema tende a agravar-se. Se, tal como 36% dos inquiridos neste estudo, não consegue passar da boa intenção à ação, este texto é para si. Eis cinco bons motivos para sair do sofá e começar a praticar exercício físico.

1. Põe o coração a funcionar

O órgão vital é também um músculo que precisa de ser exercitado. Em repouso, o sangue bombeia cinco litros por minuto mas está preparado para subir aos 20 litros por minuto se, por exemplo, o esforço físico o exigir. O treino físico regular é benéfico para o coração, melhora o seu desempenho e favorece a circulação sanguínea. Os fatores que promovem o desgaste e o risco de doença cardíaca são o stress, o tabaco, o colesterol, a hipertensão ou a obesidade. Ter um estilo de vida ativo é a melhor forma de evitar estes problemas.

2. Praticar exercício dá-lhe anos de vida

O risco de mortalidade diminui à medida que aumenta o tempo de prática física, alerta a Direção Geral da Saúde (DGS). Com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da atividade física dos portugueses, a mortalidade atribuída à inatividade estima-se em 14%, revela em artigo a DGS. O exercício físico faz bem a todos, sendo até recomendado para recuperação de doença cardíaca. Antes de iniciar um programa de exercício deve realizar um exame médico, sobretudo se tiver mais de 45 anos (homens) e de 50 anos (mulheres), doença cardíaca suspeita ou já diagnosticada, hipertensão, diabetes ou história de familiar de doença cardíaca, aconselha a Fundação Portuguesa de Cardiologia.

3. Diminui o stress e dá energia

O exercício aumenta a frequência cardíaca e a respiração, o que lhe dará mais fôlego para aproveitar a vida. Basta uma semana de atividade regular para notar os benefícios. A pressão arterial começa a baixar. Sentir-se-á mais energético e, simultaneamente, relaxado. E com o passar dos meses, poderá sentir-se mais saudável e positivo em relação à vida.

4. Praticar exercício afasta as doenças

Adotar um estilo de vida ativo ajuda a controlar o peso, melhora a postura, fortalece os músculos, os ossos e promove a agilidade, essencial para o envelhecimento saudável. Dados recentes da OMS divulgados pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física, revelam que a inatividade física tem um preço elevado para a saúde dos portugueses. Estima-se, por exemplo, que seja responsável por oito por cento dos casos de doença das coronárias, 11 % dos casos de diabetes do tipo 2, 14 % dos casos de cancro da mama e 15% de cancro colorretal.

5. Não tem idade limite

Nunca é tarde para se começar a exercitar. E nem precisa de ir ao ginásio. Se tem uma vida sedentária, introduza mais ação no seu dia a dia. Respeite a duração mínima de dez minutos e tente atingir um total mínimo de 30 minutos por dia. Experimente subir as escadas em vez de ir de elevador, andar mais a pé (estacionar o carro mais longe ou sair do autocarro uma paragem antes da habitual), fazer passeios de bicicleta ou caminhadas na hora de almoço.

Sabia que praticar 30 minutos de atividade física por dia reduz o risco de doença cardíaca? Uma simples caminhada pode fazer a diferença.


Mais Artigos