2017.12.08

Por um natal mais feliz: 10 gestos para um natal sem stress

​Natal é sinónimo de família, paz e caridade. Mas é também uma época que traz elevados níveis de stress. Saiba como viver esta quadra sem ansiedades.

O natal é por vezes sinónimo de stress e ansiedade para a maior parte das famílias. Conheça alguns truques para se sentir melhor e ter um natal mais tranquilo e sem stress.

1. Planeie.

Não deixe tudo para a última semana. A época de natal implica uma grande logística para grande parte das famílias portuguesas. Desde viagens a decorações, as tarefas podem ser muito stressantes. O truque é planear e antecipar, evitando assim o stress e ansiedade nos dias que antecedem a quadra.

2. Decore a casa.

Pessoas que decidem decorar a casa com motivos de natal mais cedo, sentem maiores níveis de satisfação, de acordo com as conclusões de um estudo do Journal of Environmental Psychology. Não deixe as luzes de natal guardadas até ao dia 22. Vá decorando a casa com elementos natalícios.

3. Faça listas.

Lista de presentes, lista de convidados, lista de alergias a alimentos proibidos… Alguns estudos mostram que as pessoas são mais eficazes nas tarefas quando escrevem o que precisam de fazer. Além disso, fazer uma lista de ações vai ajudar a libertar o stress e diminuir a ansiedade.

4. Faça compras online.

Um estudo feito pelo jornal inglês Daily Mail compara o stress das compras de natal com correr uma maratona. As compras em grandes superfícies podem contribuir para o aumento dos níveis de stress. Uma boa opção poderão ser as compras online, escolhendo calmamente os presentes que quer oferecer. Por vezes até consegue encontrar descontos nessas plataformas.

5. Dê presentes simbólicos.

As compras de natal podem significar um grande peso para o orçamento familiar. Em vez de gastar muito dinheiro em presentes, opte por prendas mais simbólicas. Procure oferecer presentes feitos por si ou coisas que os outros realmente necessitem.

6. Reserve mais tempo para a família.

Natal é o tempo dos seus, por isso dedique mais tempo à sua família. Planeie atividades em família: um passeio ou um filme, uma sessão fotográfica ou uma tarde na cozinha. O limite é a imaginação.

7. Seja solidário.

Aproveite as festas para ajudar quem mais precisa. Se tem crianças, faça uma escolha de brinquedos em boas condições que possam ser doados a quem mais precisa. Doe roupa, livros e outros materiais que possam fazer a diferença na vida de alguém. Se não puder dar mais nada, doe uma parte do seu tempo e ajude a fazer do natal uma época menos solitária para alguém.

8. Crie novas tradições.

O jantar não correu como estava à espera? As rabanadas ficaram queimadas? Não gosta de nenhum filme que está a passar na TV? Não entre em pânico. Aproveite a oportunidade para criar novas tradições. Por que não criar pratos novos para a ceia de natal ou aproveitar a noite para jogos de tabuleiro em família?

9. Delegue funções.

É daqueles que tem de ter tudo sob controlo? Embrulha os últimos presentes, tempera as entradas, está atento ao forno e pelo meio organiza a mesa de jantar? Distribua funções pelos familiares e convidados. Acumular todas as funções da ceia de natal pode ser muito stressante, principalmente para as mulheres, sobre quem costuma recair a maior parte dos preparativos do natal.  Existem inclusivamente estudos que mostram que as mulheres são as que mais sofrem de stress nesta quadra.

10. Reserve algum tempo só para si.

Para ler aquele livro que ainda não conseguiu acabar, para ver o final daquela série, para fazer uma caminhada ou simplesmente para não fazer nada.


Mais Artigos