2017.05.02

Meditação: Mente sã, corpo são

A meditação relaxa o corpo e treina a mente, mas sabia que pode mudar o cérebro?

De acordo com a neurocientista da Harvard Medical School Sara Lazar em oito semanas de meditação já há alterações no volume cerebral em cinco zonas distintas. A principal diferença registou-se no córtex cingulado posterior, associado à memória, mas também ocorreram alterações no hipocampo esquerdo (responsável pela cognição, memória e gestão das emoções), na junção temporal parietal (associada à perspetiva pessoal, empatia e compaixão) e na área do tronco cerebral onde se produzem várias funções regulatórias dos neurotransmissores. Por outro lado, a amígdala, relacionada com a resposta à ansiedade, medo e o stress, diminuiu. A especialista defende que esta prática é um poderoso exercício que atua a vários níveis no corpo e traz vantagens em qualquer idade.

Como funciona

Não precisa de equipamento para praticar meditação mas isso não significa que basta sentar-se sem fazer nada. A meditação é uma prática milenar, originária da Ásia, e que tem reunido cada vez mais seguidores por todo o mundo. Consiste num treino da mente que trabalha a concentração, a perceção do corpo, a respiração, que ajuda a sentir e viver o aqui e agora. Pode serpraticada em qualquer idade, nas escolas já a introduziram como atividade para crianças.

Poder da mente

Reduzir os níveis de stress e o impacto deste no sistema imunitário e cardiovascular (tensão arterial, inflamação) e promover o relaxamento e a respiração, são alguns dos benefícios físicos associados à meditação. A nível psicológico e comportamental, meditar ajuda a gerir a ansiedade, o stress e até a depressão – estudos indicam que meditar pode ter um efeito antidepressivo, sendo um complemento para lidar com os sintomas.

Passo a passo

A meditação é uma disciplina que pode ser feita de várias formas, sozinho ou em grupo, sentado ou até a caminhar. Para uma sessão guiada pode inscrever-se num grupo, recorrer a apps ou gravações de voz. Se quer experimentar já, comece com cinco ou dez minutos por dia, e siga estes passos dos especialistas da Harvard Women's Health Watch:

1. Defina um sítio calmo onde irá praticar a meditação. Coloque uma flor, incenso ou uma fotografia que possa ajudar a focar-se.

2. Sente-se numa cadeira, almofada ou no chão, de forma confortável. Mantenha as costas direitas, mas não tensas, e as mãos relaxadas, poisadas como achar mais confortável.

3. Feche os olhos ou concentre o seu olhar no objeto que escolheu.

4.Respire devagar, profunda e suavemente.

5. Mantenha a mente focada no seu interior, na sua respiração ou no objeto. Se sentir distração, retome a concentração inicial as vezes que forem necessárias.

6. Sinta a tranquilidade e paz na sua mente e coração. Ao expirar imagine que a sua respiração é um rio ou maré que leva os pensamentos para longe. Pode fazê-lo em silêncio ou entoando uma canção.

7. Após uma a duas semanas de meditação regular começará a sentir alterações no estado de humor e níveis de stress. Sentindo uma tranquilidade mesmo nos momentos mais atribulados do dia.

A meditação promove o bem-estar geral, ajuda a minimizar a dor e o impacto do stress do organismo e até previne o envelhecimento celular do cérebro.

Mais Artigos