2017.11.03

Hipoglicémia

​A hipoglicémia acontece quando há uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Evitar episódios de hipoglicémia é fundamental para qualquer doente com diabetes.

Quando os níveis de açúcar (glicose) no sangue diminuem, alguns sintomas podem condicionar a vida dos doentes com diabetes. É importante saber como controlar estes níveis de forma consistente e responsável.  Saiba o que fazer em caso de hipoglicémia.

Controlar a glicémia

Segundo a Associação Americana de Diabetes, a hipoglicémia acontece quando os níveis de glicose no sangue são inferiores a 70 mg/dl (miligramas por decilitro de sangue).

Uma análise publicada no British Medical Journal refere que o controlo apertado dos níveis de glicémia é fundamental no tratamento da diabetes, de forma a diminuir complicações micro e macrovasculares. A mesma análise diz que mesmo os episódios menos graves de hipoglicémia têm um efeito significativo na saúde dos doentes com diabetes, perturbando a capacidade de desempenhar atividades diárias. Para além disso, a hipoglicémia grave pode provocar a morte, problemas cardiovasculares, compromisso das funções cognitivas, demência, perda de autonomia, entre outros.

Causas de hipoglicémia

● Erros na alimentação, como passar muitas horas sem comer, saltar refeições ou  não ingerir quantidades suficientes de hidratos de carbono;
● Erros na administração da medicação, como tomar doses incorretas de medicamento ou excesso de insulina;
● Exercício físico não programado, sem um suporte de hidratos de carbono adequado.

Sintomas de hipoglicémia

● Fome;
● Sudação;
● Tonturas;
● Fadiga;
● Palidez;
● Visão turva;
● Confusão;
● Convulsões;
● Perda de consciência;


O que fazer em caso de hipoglicémia

Face a um episódio, após identificar a gravidade do mesmo, o doente e as pessoas mais próximas devem saber o que fazer para evitar complicações.

Quando se trata de um episódio de hipoglicémia leve ou de pouca gravidade, o doente deve consumir cerca de 15 gramas de hidratos de carbono de ação rápida como açúcar, mel, frutos ou sumos. De acordo com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), cerca de três a cinco minutos depois, o doente deve verificar os níveis de glicose no sangue. Caso os valores não tenham estabilizado, há que repetir o primeiro passo até que a glicémia estabilize. Depois disso, num intervalo de 10 a 15 minutos, o doente com diabetes deve consumir hidratos de carbono de absorção lenta, como pão, massas, bolachas de água e sal ou tostas.

Num caso grave de hipoglicémia, o doente pode estar agitado, inconsciente ou até em coma e nestas situações deve ser assistido. O procedimento, de acordo com as recomendações da APDP, consiste em deitar o paciente de lado, colocar no interior da bochecha uma papa de açucar e pedir ajuda através do número nacional de emergência (112).


Mais Artigos