2017.07.06

Green exercise. Sabe o que é? Calce os ténis e venha connosco

Quando corre no parque o ar que se respira é mais puro e a paisagem certamente mais agradável do que uma sala de ginásio, mas que vantagens concretas podem trazer o desporto e a natureza para a saúde? Uma equipa de investigadores da Universidade de Essex procurou respostas para esta questão e encontrou-as. Conheça os benefícios do exercício "verde".

Descubra as diferenças

O conceito surgiu na Universidade de Essex (Reino Unido) em 2003 e, desde então, tem despertado a atenção da comunidade médica por todo o mundo. Num dos estudos desta equipa, publicado no American Journal, Environmental Science and Technology e que envolveu a análise de dez estudos realizados no Reino Unido e de 1252 pessoas o exercício verde mostrou melhorar a saúde física e mental. O contacto com a natureza traz benefícios acrescidos à prática indoor. Stress e ansiedade baixam, a satisfação sobe e até a tensão arterial pode ver os seus valores diminuir. As atividades abrangidas pelo estudo foram: caminhar, jardinar, andar de bicicleta, pescar, navegar, montar a cavalo e tratar da quinta. Atualmente, são inúmeros os estudos que apontam as vantagens das atividades ao ar livre para a saúde física e mental. Apresentamos uma breve amostra:

O que dizem os estudos

  • Praticar exercício ao ar livre, um contexto natural, melhora a autoestima e o estado de humor, dois indicadores saúde mental. Apesar de trazer benefícios para todas as faixas etárias, seja qual for a condição física inicial, o impacto na autoestima foi superior nos grupos mais jovens.
  • Para além dos efeitos a curto prazo, o contacto com a natureza aumenta a motivação e promove um estilo de vida mais saudável – alimentação, sustentabilidade e até o contacto social.
  • Um passeio diário à hora de almoço, por exemplo, melhora até a qualidade do sono. Se for ao ar livre, ainda mais, defendem investigadores que analisaram o impacto da caminhada diária nos ritmos de sono. Dois grupos fizeram um percurso de 1,8km ao mesmo ritmo em cenários distintos – urbano e verde – e a conclusão é praticar na natureza aumenta significativamente a atividade parassimpática durante a noite (sistema autónomo que reduz a pressão arterial e promove a recuperação do coração). Para os investigadores, estudos como este podem trazer mais respostas terapêuticas para quem sofre de distúrbios do sono.
  • Não precisa de sair da cidade para praticar "green exercise". Espaços verdes na cidade que permitam o contacto próximo com um ambiente natural (e não apenas urbano com ruas e edifícios) são um bom local.
  • Azul e verde é a dupla de cores perfeita. Estima-se que a presença de água na envolvente natural potencia os efeitos benéficos, concluem os autores da pesquisa.
  • O "green exercise" tem um impacto positivo, independentemente da duração, intensidade ou tipo de treino. Bastam cinco minutos para se verificarem os primeiros efeitos no estado de humor, autoestima, revelam os investigadores da universidade de Essex.

Para fazer desporto ao ar livre, use vestuário adequado, aplique protetor solar e evite as horas de maior calor no verão

 


Mais Artigos