2017.12.10

Frio: evite a gripe

​A descida das temperaturas pode ser sinónimo de gripe. Saiba os cuidados a ter com o frio para evitar a gripe.

Todos os anos, o vírus da gripe é responsável por epidemias em todo o mundo. Este ano, as temperaturas frias chegaram mais tarde e com a descida da temperatura regista-se um aumento do número de casos de gripe sazonal. Fique a conhecer os cuidados a ter com o frio para se proteger a si e à sua família.

Medidas gerais

É importante manter-se saudável durante todo o ano. Isso significa ter uma alimentação saudável e praticar exercício físico. Segundo a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), devemos ter hábitos alimentares regulares durante todo o ano, de forma a estarmos preparados para o inverno. A alimentação deve ser variada, equilibrada e completa, tendo em conta as necessidades de cada um. A APN recorda ainda a importância da hidratação. O consumo de água por pessoa deve ser pelo menos de um litro e meio diário, mesmo no inverno, quando a sensação de sede diminui.

Com as temperaturas a descer, para além da proteção adequada do corpo, com roupa e calçado apropriados às condições climatéricas, as pessoas são aconselhadas a proteger as extremidades do corpo (com o uso de luvas, gorros e cachecóis). Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, na apresentação do Plano Sazonal de inverno relativamente à gripe, recordou que é importante controlar as doenças de base e rever a terapêutica, caso seja necessário, para que os doentes cheguem ao inverno o mais controlados possível.

A população tem um papel importante

Ainda que não se consiga prever o pico de maior incidência de casos de gripe, a Direção-Geral da Saúde apela a algumas medidas de segurança.

Vacinar. Esta é, segundo as autoridades de saúde, a melhor forma de se proteger da gripe e evitar as consequências da doença. No nosso país, existem dois milhões de vacinas contra a gripe disponíveis e as autoridades aconselham a população a vacinar-se até ao final do inverno. Desde outubro, já foram administradas mais de um milhão de vacinas contra a gripe, mais 19% do que em 2016.

Proteger. Proteja-se a si e às crianças do frio. Use agasalhos apropriados e vigie de perto os sintomas dos mais novos. Em caso de sintomas como febre, tosse, congestão nasal ou dores generalizadas, consulte um médico. Proteja-se das mudanças bruscas de temperatura e certifique-se que ventila a sua casa.

Prevenir o contágio. Este é o grande perigo da gripe sazonal, espalha-se muito rapidamente (através das partículas de saliva libertadas na tosse e espirros). Para além da higiene das mãos, siga as recomendações das autoridades da saúde e evite, na medida do possível, o contato com pessoas infetadas e mantenha limpos os objetos e superfícies que possam estar contaminados.

Não sobrecarregar as urgências. Siga a recomendação da Diretora-Geral da Saúde e sempre que possível, recorra aos centros de saúde ou às linhas de saúde disponíveis de forma a não sobrecarregar as urgências hospitalares.

Gripe

A gripe é uma doença contagiosa que pode afetar pessoas de qualquer idade, sendo que os idosos e as pessoas com doenças crónicas têm um risco acrescido.Segundo a DGS, os vírus responsáveis pela gripe estão em constante mutação, sendo a vacina anti-gripe a melhor forma de prevenir a infeção.


Mais Artigos