2017.06.06

Crianças: Férias divertidas e seguras

 

Chegaram as férias. É altura de partir à descoberta da praia, do campo ou da cidade. Mas antes de programar qualquer atividade de lazer em família, reveja as medidas de prevenção para evitar imprevistos. O Relatório de Avaliação Europeu sobre a Segurança Infantil 2012, realizado pela Eurosafe-European Child Safety Alliance divulgado pela APSI (Associação Portuguesa de Segurança Infantil), conclui que os traumatismos e as lesões são a principal causa de morte em crianças e adolescentes entre os zero e os 19 anos. Apontamos alguns conselhos para umas férias seguras e divertidas.

EM CASA

O ambiente doméstico está repleto de armadilhas invisíveis aos olhos dos mais pequenos. De acordo com a APSI, é em casa que acontecem mais acidentes, sobretudo, em crianças até aos quatro anos. Cabe aos pais garantir que os mais novos crescem num ambiente seguro.

  • Feche bem as janelas e as portas com acesso a varandas. Instale barreiras que impeçam o acesso a escadas ou pisos superiores para evitar quedas.
  • Mantenha os objetos cortantes, produtos de limpeza, medicamentos ou outras substâncias tóxicas fora de alcance.
  • Tape as tomadas de eletricidade, desligue a torneira do gás e garanta que o seu filho não se aproxima do fogão.

NA ESTRADA

Seja por distração ou incumprimento de regras, é na estrada que a vida das crianças corre sério risco. Para além de conduzir a velocidade moderada e no respeito do código de Estrada, cabe aos pais garantir que a criança está corretamente sentada numa cadeira própria. De acordo com a Organização Mundial da Saúde esta medida reduz em 70 por cento o risco de morte de bebés e crianças por acidente de viação. Garanta que o seu filho entra no carro sempre pelo lado do passeio.

  • Até ter 12 anos e, pelo menos, 1,50 m de altura, a criança deve viajar sempre no banco de trás. O uso de cadeira adequada à idade e cinto de segurança é obrigatório.
  • Quando viaja de táxi é aconselhável transportar uma cadeira de viagem. Algumas empresas já contemplam a possibilidade de pedir uma cadeira.

AO AR LIVRE

Em média, em todo o mundo e a cada hora, chegam às urgências 50 crianças vítimas de quedas na prática de patinagem, ciclismo, skate e trotinete, alerta Safe Kids Worldwide Num estudo realizado por esta entidade para avaliar o comportamento e as convicções dos pais quanto à segurança dos filhos, 47% dos 1 600 progenitores inquiridos admitia que os filhos, entre os cinco e os 14 anos, não usam capacete na prática destas atividades.

  • O capacete é a melhor proteção contra o traumatismo crânio-encefálico, em caso de queda ou choque. Ajuste-o bem à cabeça da criança. Na prática de patins, trotinetes e skates, usar joelheiras previne fraturas e lesões nos joelhos.
  • Garanta que as práticas desportivas decorrem em locais adequados, longe de estradas ou parques de estacionamento.
  • Ensine a criança a respeitar a sinalética, a circular na ciclovia ou pelo lado direito e sempre no sentido do trânsito.

NA PRAIA, PISCINA E ZONAS FLUVIAIS

Uma distração e alguns centímetros de água podem ser fatais. Em Portugal, embora o número de vítimas tenha diminuído entre 2011 e 2014, a morte por afogamento continua a ser a segunda maior causa de morte acidental em crianças, com maior incidência até aos quatro anos, revelam dados da APSI.

  • Nunca deixe a criança sem vigilância perto de uma piscina, praia, tanque ou zona fluvial. O uso de braçadeiras, colete ou boia é importante.
  • Certifique-se que a vedação da piscina é segura e que a válvula da tomada de vácuo ou de aspiração da piscina está fechada.
  • Ensine o seu filho a evitar brincadeiras perigosas (saltos para a água ou ver quem aguenta mais tempo sem respirar debaixo de água), nadar sozinho ou mergulhar sem se certificar da profundidade.

NO CAMPO

Passear na natureza é das melhores atividades para combater o sedentarismo e o uso constante da tecnologia (telemóvel) e usufruir do tempo em família. Sejam caminhadas, piqueniques ou "expedições" para observar fauna e flora, a escolha é vasta mas pode esconder perigos a que é preciso estar atento.

  • Nunca deixe a sua criança sozinha, pois os espaços naturais são territórios desconhecidos que podem levar a quedas e outros acidentes. Ensine o seu filho a respeitar a natureza e o espaço dos animais.
  • Evite passear nas horas do dia de maior calor. É aconselhável o uso de roupa leve e fresca, chapéu e aplicação de protetor solar.
  • Em caso de caminhadas, não ultrapasse os limites físicos da criança. Leve equipamento, alimentos e água necessária para fazer o percurso. Siga por trilhos assinalados e respeite as indicações de perigo.

Ainda há muito que fazer a nível de segurança infantil. Entre 31 países, Portugal ocupa o 7º lugar, nos rapazes, e 8º nas raparigas, da taxa mais elevada de mortalidade infantil causada por lesões e traumatismos, segundo o Relatório da European Child Safety Alliance.


Mais Artigos