2017.08.07

Estarei grávida?

Por receio ou desejo de ser mãe, procurar respostas para a questão: "quais são os sintomas da gravidez?" coloca o tema no topo dos mais pesquisados na Internet. Embora cada mulher manifeste sintomas distintos nos primeiros meses de gravidez, há sinais comuns que sustentam as suas dúvidas. Descubra as respostas que procura e os passos a seguir.

1º Teste da gravidez

A ausência menstrual (menorreia) e a temperatura corporal superior a 37º levantam as primeiras suspeitas de gravidez. A partir do primeiro dia do atraso menstrual, pode adquirir o teste na farmácia e confirmar a dúvida, utilizando a primeira urina da manhã. Como avisa a American Pregnancy Association, o resultado é 97% fiável. Contudo, se o exame der negativo, mas a ausência menstrual persistir, deve repetir o teste ou consultar o médico.

2º Procurar o médico-obstetra

Com o resultado positivo, o passo seguinte é marcar, com urgência, uma consulta de Ginecologia/Obstetrícia. Através de análises ao sangue, é possível detetar a presença da hormona coriónica gonadotrofina (HCG) que confirmará a gravidez. É a concentração da HCG que desencadeia a produção de progesterona e garante o desenvolvimento embrionário no útero. Se desconhece o dia da conceção, um exame ginecológico revelará o tempo de gravidez.

Alimentação e hábitos saudáveis

A partir deste momento, é preciso redobrar os cuidados com a alimentação. Siga as recomendações da Sociedade Portuguesa de Nutricionistas e o plano alimentar aconselhado durante a gravidez. A dieta deve ser rica em produtos lácteos ou proteínas animais, como a carne, o peixe e os ovos, fruta, legumes e cereais. Ao longo da gravidez, o organismo da mãe precisa de ácido fólico, cálcio e vitamina D, pelo que o médico poderá prescrever suplementos vitamínicos. Além da alimentação, é obrigatório dormir, pelo menos, oito horas e evitar exercícios físicos excessivos ou perigosos. Opte por técnicas de relaxamento, como ioga, pilates, corrida moderada e caminhadas.

4ºReforçar cuidados

A Direção Geral de Saúde sublinha a importância de seguir precauções simples, como lavar bem a fruta, vegetais e legumes e aumentar o tempo de cozedura de carne, ovo e peixe para prevenir o risco de toxoplasmose, listeriose ou outras infeções alimentares que podem pôr em perigo o feto. Todas as mulheres que pretendem engravidar ou no início da gestação devem ser submetidas a uma prova laboratorial para identificar a imunidade à toxoplasmose. Se o teste for negativo, a futura mãe deve ser informada quanto às medidas de precaução a seguir.

5º Zelar pelo desenvolvimento do bebé

Confirmada a gravidez deve parar de tomar qualquer tipo de medicação sem prescrição médica ou evitar o contacto com substâncias tóxicas, como o álcool e tabaco. Seguir as recomendações para uma gravidez saudável é imprescindível para evitar o risco de parto prematuro. Depois da primeira ecografia, entre a 10 e 12ª semana, terá de realizar uma segunda, entre a 20ª a 22ª semana. À 34ª semana, terá lugar a terceira para avaliar o desenvolvimento e crescimento do feto.

Confirmada a gravidez, chegou o momento de fazer os testes, adotar bons hábitos de alimentares e seguir as recomendações médicas para que tudo corra como desejado. A Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno Fetal divulga uma lista de recomendações.


Mais Artigos