2017.10.06

A Dieta Mediterrânica

Património Imaterial da Humanidade, a Dieta Mediterrânica é considerada como um pilar da alimentação saudável. Este plano alimentar está bem implementado em Portugal sendo, a par do exercício físico, uma das formas de conseguir maior longevidade com saúde e bem-estar.


O que é a Dieta Mediterrânica?

Recomendada pelas principais entidades médicas, a Dieta Mediterrânica resulta do estudo dos hábitos alimentares dos povos da Grécia e Itália. De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS) assenta na ingestão dos seguintes alimentos:
*Abundância de alimentos de origem vegetal (produtos hortícolas, fruta, cereais pouco refinados, leguminosas e frutos secos oleaginosos);
* Produtos frescos da região, pouco processados e sazonais;
* Azeite como principal fonte de gordura;
* Consumo baixo a moderado de laticínios, sobretudo de queijo e iogurte;
* Consumo baixo e pouco frequente de carnes vermelhas;
* Consumo frequente de pescado;
* Consumo baixo a moderado de vinho, principalmente às refeições.

Benefícios da Dieta Mediterrânica

São vários os estudos que sublinham os benefícios e o caráter preventivo da Dieta Mediterrânica para a saúde em geral.
A DGS salienta mesmo que os nutrientes de alguns alimentos habituais na Dieta Mediterrânica são antioxidantes e protegem a saúde cardiovascular, diminuindo também o risco de doenças neuro-degenerativas. Já outras pesquisas apontam o seu fator preventivo, no caso do cancro colorretal, cancro da mama e salientam o seu impacto positivo na saúde do cérebro.


Sabores mediterrânicos à mesa dos portugueses

O dinamismo e diversidade da cultura portuguesa faz com que a Dieta Mediterrânica seja uma constante à mesa. Assim, saluda-se a abundante utilização de azeite e ervas aromáticas (em detrimento do sal) ou o consumo de frutos secos como nozes, amêndoas e avelãs. Também as saladas frescas e pratos de legumes cozinhados, que acompanham peixe e mariscos, fazem parte da dieta "nacional", defende a DGS.

Três refeições principais por dia

Para que a Dieta Mediterrânica seja devidamente implementada é obrigatório seguir alguma disciplina. É assim essencial fazer três refeições principais por dia: pequeno-almoço, almoço e jantar. É também importante «intercalar essas refeições com pequenos lanches e não estar mais de 3,5 horas sem comer», aconselha a DGS.

A importância de beber água

A Dieta Mediterrânica promove a ingestão habitual de água. Em alternativa, a DGS recomenda «infusões de ervas (tília, cidreira, camomila, lúcia-lima) ou chá sem açúcar. Outras bebidas não açucaradas e sopa com pouco sal e gordura constituem também excelentes formas de hidratação. Uma correta hidratação garante a manutenção do equilíbrio da água corporal, fundamental para o bom funcionamento dos rins e intestino».

Mais Artigos