2017.10.07

Correr no Feminino: 5 razões por que a corrida faz bem às mulheres.

A corrida tornou-se uma moda com cada vez mais adeptos entre nós. Fique a conhecer as 5 melhores razões para correr no feminino.
No dia 29 de outubro, o Parque das Nações, em Lisboa, recebeu a Corrida Sempre Mulher. Foram 5 km solidários, uma vez que as receitas angariadas reverteram a favor da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama. A correr ou a caminhar, o importante é participar, quer seja nesta iniciativa a que a Médis se associa, quer seja sem qualquer pretexto que não seja o de zelar pelo seu bem-estar físico e pela sua saúde. Deixamos 5 razões por que a corrida faz bem às mulheres.

Correr porque…

A corrida tem ganho cada vez mais adeptos entre nós: basta passear pelos jardins e zonas à beira rio, por exemplo, para verificar que a  tendência é confirmada pelo número crescente de iniciativas desportivas e pela adesão que suscitam.
Não é por acaso: afinal, comparando com outro tipo de atividade física, correr oferece muitas vantagens. Comecemos pelo lado prático: para correr não é preciso estar inscrito num ginásio nem pagar mensalidade; não exige equipamento especializado a não ser calçado adequado; não obriga a horários nem tem duração mínima ou máxima obrigatória. É fácil, é barato e – mais importante do que tudo – faz bem à saúde, física e mental. E para as mulheres apresenta benefícios muito concretos, alguns dos quais partilhados com os homens.

1. Protege o coração e não só

Há muito que há evidência científica de que o exercício físico tem um efeito protetor sobre a saúde cardiovascular, contribuindo para prevenir doenças como a hipertensão arterial e o acidente vascular cerebral, mas também a diabetes tipo 2 e até alguns tipos de cancro. E porquê? É que a corrida, tal como caminhar em passo acelerado, é um exercício aeróbico, potenciando o sistema de transporte de oxigénio no organismo e, com isso, tornando o coração mais eficiente na sua função de bombear o sangue e contribuindo para desbloquear os vasos sanguíneos. No que respeita à diabetes, correr melhora a captação da glicose, ajudando a diminuir os níveis em circulação no sangue.

2. Ajuda ao controlo do peso

Correr tem um efeito positivo sobre o metabolismo feminino, que é mais lento do que o masculino, contribuindo para o acelerar. E, com isso, aumenta o gasto de energia, o mesmo é dizer que aumenta a queima de calorias. Correr cerca de 30 minutos promove um gasto energético de 600 kcal, ao mesmo tempo que se libertam hormonas como a adrenalina e o cortisol que o corpo utiliza no processo de conversão da gordura em fonte de energia. E cujos efeitos se prolongam por umas duas horas após o fim da atividade física. Tudo isto faz com que a corrida seja um bom aliado do controlo de peso, sendo mesmo, a par de uma alimentação equilibrada, uma ferramenta para quem pretende emagrecer.

3. Fortalece os ossos

Este é um benefício muito específico do sexo feminino, dado que os ossos das mulheres estão sujeitos a um desgaste também ele próprio, inerente à menopausa. O que acontece é que, embora pareçam estruturas rígidas, os ossos são tecidos vivos que estão em permanente processo de renovação. Mas, com o aproximar da idade da menopausa, esse processo abranda: a substituição do osso velho por osso novo é mais lenta, pelo que a densidade óssea diminui. Os ossos ficam mais porosos, logo mais frágeis. É este o princípio subjacente à osteoporose que a corrida (e, de um modo geral, a atividade física) ajuda a prevenir. Assim acontece porque os movimentos de impacto da corrida estimulam a consolidação do cálcio nos ossos. E o facto de a corrida se fazer ao ar livre, com exposição solar, contribui ainda para a produção de vitamina D, essencial à absorção do cálcio.

4. Atenua os efeitos da menopausa
 
Não é só no fortalecimento dos ossos que a corrida é benéfica para as mulheres em idade menopáusica (entre os 45 e os 55 anos): correr ajuda também a reduzir os chamados afrontamentos, melhora a função cardiovascular, alivia o desconforto associado às articulações, melhora a qualidade do sono, prevenindo as insónias. Além disso, como queima calorias, ajuda a prevenir e a controlar o aumento de peso, associado à quebra na produção das chamadas hormonas femininas. E, ao libertar adrenalina, melhora o humor, ajudando a combater eventuais tendências para estados depressivos.

5. Faz bem à mente

“Mente sã em corpo são” é uma expressão latina que nos é familiar. E que aponta para a importância da harmonização entre estas duas dimensões do ser humano. No caso da corrida, como no desporto em geral, são bem conhecidos os benefícios para a saúde do corpo, mas também os há para a saúde da mente. E não são menores: correr contribui para a socialização, na medida em que decorre ao ar livre com muita probabilidade de conhecer novas pessoas; aumenta a confiança, à medida que se ganha resistência e que se estabelecem (e vencem) novas etapas, sejam correr mais cinco minutos ou mais cinco quilómetros; melhora a autoestima, uma vez que, ao tonificar os músculos e reduzir a gordura corporal, pode ter um efeito estético assinalável, deixando a mulher mais satisfeita com a sua imagem.

A par e passo

Os benefícios da corrida para a saúde feminina são inegáveis. Mas não se pode querer passar de sedentária a desportista de um momento para o outro, sob pena de se prejudicar a saúde que se quer proteger. Aqui ficam, pois, alguns passos na direção certa:

• Motive-se: encontre uma ou mais boas razões para correr; desafie uma amiga (ou mais) – assim, o incentivo é recíproco e a tentação de desistir menor;
• Comece por caminhar: 30 minutos, dia sim, dia não;
• Depois, introduza alguns segmentos de corrida nas caminhadas: 15 segundos a correr em cada minuto ou dois a andar; ao fim de duas semanas, vá aumentando a duração da corrida;
• Se ficar sem fôlego mal começa a correr, é porque vai depressa demais: modere o passo;
• Mantenha a regularidade;
• Aumente a distância progressivamente;
• Não coma nem beba muito antes de uma corrida.

Bem calçada para correr

Correr tem a vantagem de não exigir equipamento sofisticado. Mas isso não significa que não reclame alguns cuidados, o primeiro dos quais prende-se com o calçado. Aqui é importante que haja algum investimento: não podemos esquecer que os pés são o suporte de todo o esqueleto.
Assim, antes de comprar ténis de corrida responda a estas questões:

• Qual a frequência do treino?
• Em que piso?
• Qual o meu tipo de passada? É neutra (pisa com a parte frontal do pé), pronada (apresenta rotação para dentro) ou supinada (com acentuação na parte externa)?
• Qual é o peso?

As mulheres devem ter outra preocupação: dada a sua anatomia, precisam de um sutiã de suporte adequado à prática desportiva, de modo a proteger os seios do impacto.


Mais Artigos