2017.11.01

Comer bem, comer com gosto

A alimentação é parte fundamental no controlo da diabetes. Conselhos para comer bem e sugestões de alguns menus adequados às necessidades nutricionais dos diabéticos.

Quando se fala de diabetes é importante reforçar que a alimentação e o estilo de vida têm uma enorme influência na forma como a doença afeta o corpo. Mais concretamente no que respeita à diabetes tipo 2, é essencial haver um controlo do regime alimentar e do peso corporal, assim como um aumento da atividade física, conforme refere a Direção-Geral da Saúde no Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, os diabéticos devem ter especial cuidado nas escolhas alimentares para evitar complicações futuras. 

Regras de alimentação para diabéticos

Segundo os conselhos da Plataforma Contra a Obesidade, não existe uma receita única e específica para pessoas com diabetes. No entanto, alguns conselhos devem ser tidos em conta para comer bem:
- Distribuir os alimentos em várias refeições diárias para evitar subidas e descidas acentuadas da glicemia;
- Consumir alimentos ricos em fibras que podem ajudar a controlar a glicemia e o apetite;
- Alguns alimentos (açúcar, mel, refrigerantes e alimentos açucarados) devem ser exclusivos de ocasiões especiais, sob pena de provocarem uma súbita subida da glicemia;
Com alguns cuidados na alimentação e mudanças no estilo de vida torna-se possível controlar a diabetes e reduzir a gravidade dos sintomas. Tais afirmações são comprovadas por um estudo publicado no New England Journal of Medicine que mostra que uma mudança intensiva do estilo de vida de adultos com excesso de peso e obesidade com diabetes tipo 2 levou a uma redução relativa de 48% do declínio da mobilidade dos doentes.

Que alimentos escolher?

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal afirma que a alimentação para diabéticos não tem de se ficar pelos grelhados, aconselhando os doentes com diabetes a optar por formas saudáveis de confeção e aprender a contabilizar os hidratos de carbono. 

- Peixes gordos. Um estudo da Universidade Nottingham e do King’s College de Londres, veio confirmar o que há muito se suspeitava: o consumo de peixes ricos em ómega 3 melhora a saúde intestinal, tendo benefícios para a obesidade e diabetes tipo 2.
- Grão de bico. Ajuda a controlar a glicemia pelo seu alto teor de fibras. Diminui também a absorção de açúcar e gordura.
- Azeite. Usado na dieta mediterrânica, o consumo de azeite virgem extra é benéfico para a prevenção e gestão da diabetes tipo 2, conforme mostram alguns estudos.

A Associação Americana de disponibiliza no seu site receitas saudáveis, com os respetivos factos nutricionais de forma a que os doentes possam ter um melhor conhecimento dos alimentos que incluem na dieta.


Mais Artigos