2017.10.03

Como ter boas notas, sem stress

Saiba quais as melhores técnicas de estudo e como vencer a ansiedade antes dos testes, para ter boas notas durante todo o ano.

Como ter boas notas, sem stress

O segredo para se ter bons resultados na escola passa por um bom método de estudo. O aluno deve apostar em estratégias assertivas, simples e eficazes que o estimulem e permitam vencer a ansiedade do estudo e dos testes.

Aprender a estudar

A diferença entre ser um aluno razoável e um excelente aluno passa por um método de estudo organizado e dinâmico. Assim, para se conseguir ter boas notas, aconselha-se o seguinte plano:
1. Estudo contínuo Programar o estudo com antecedência e de forma gradual, vai permitir lidar melhor com a pressão e ir testando os conhecimentos, pode ler-se no site da American Psychological Association;
2. Tratar os apontamentos à mão Algumas pesquisas afirmam que tratar a informação à mão faz com que a matéria seja interiorizada de forma mais efetiva no cérebro do que se se trabalhada, por exemplo, num computador.
3. Interpretação esquemática
Reunir e apresentar a matéria através de esquemas e resumos possibilita a consolidação de conceitos, defendem os especialistas. Outro desafio será colocar aquilo que aprendeu numa folha em branco e preencher eventuais lacunas com um estudo mais dedicada às matérias.
4. Apresentação oral Explicar a matéria em voz alta, sozinho ou na presença de colegas, permite organizar o pensamento, revelam alguns estudos. Uma boa estratégia de consolidação pode ser partir de conceitos mais genéricos para uma matéria mais específica, pois estimula a capacidade de memória.

A importância das pausas de estudo

Algumas pesquisas demonstram que fazer pausas curtas regulares por cada período de estudo melhora a produtividade e a concentração para conseguir ter boas notas. A par disso, é importante que o aluno evite as "diretas" pois está provado que os estudantes que não descansam devidamente têm notas mais baixas e dão mais erros por falta de foco.


Como gerir o stress durante o teste?

Além da ansiedade do estudo, a execução do teste pode ser um fator de stress extra. Assim, recomenda-se ao aluno:
> Chegar cedo ao local do exame;
> Evitar o contacto com colegas ansiosos;
> Ler atentamente todo o enunciado do teste antes de começar a responder;
> Ter noção do tempo que vai dedicar a cada questão;
> Organizar as respostas de forma esquemática antes de as escrever para ver se estão de facto completas;
> Evitar copiar. É um fator de stress acrescido e um ato desonesto;
> Antes de entregar o teste deve reler as respostas e ver se se pode completar as mesmas.

As novas tecnologias ajudam a ter boas notas

Parte integrante do quotidiano dos jovens, as novas tecnologias, especialmente a Internet, podem ajudar a ter boas notas. Um bom exemplo é a Academia Khan, uma organização não governamental cujo site disponibiliza milhares de aulas, em vídeo, em português, revistas por professores, que ajudam a esclarecer dúvidas.


Mais Artigos