2017.08.02

Benefícios da sesta: Ponha o sono em dia

Os portugueses dormem pouco e mal. O alerta é da Associação Portuguesa do Sono (APSono), que revela que, pelo menos, 20% da população sofre de perturbações do sono. Está comprovado que a privação de sono pode provocar vários problemas. Entre eles: diabetes, doenças cardiovasculares, sonolência diurna, problemas de memória e até défice cognitivo. Por outro lado, investigadores da Universidade de Harvard e da Universidade de Atenas, indicam que uma sesta a meio da tarde pode reduzir o risco de morte por doença coronária em 37%. Aproveite o calor de verão, para dormitar e repor o tempo de sono perdido.

São vários os benefícios da sesta:

1. Ajuda a crescer Desde os primeiros meses de gestação, é o sono que permite a produção da hormona do crescimento. Mais do que uma fase de repouso, o sono é vital para o desenvolvimento de uma criança. E a sesta é importante. A Sociedade Portuguesa de Pediatria recomenda que se fomente a sesta até aos seis anos. Os benefícios da sesta variam entre melhor capacidade de aprendizagem, memorização e abstração, entre outros.

2. Promove a inteligência Se sente sono depois do almoço, experimente dormir um pouco. Uma investigação da Universidade da Califórnia, revelou que o sono bifásico não só recupera o cansaço e refresca a mente, como pode tornar uma pessoa mais inteligente. O estudo analisou a capacidade de aprendizagem de dois grupos de jovens adultos. O grupo que dormira a sesta obteve melhores resultados. Para os investigadores, estas conclusões reforçam a teoria de que o sono é necessário para que o cérebro armazene as memórias recentes e consiga depois assimilar nova informação. Reforçando assim os benefícios da sesta para a saúde.

3. Fortalece o coração Dormir durante o dia ajuda a combater o stress e melhora a saúde cardiovascular. As conclusões são do Allegheny College, na Pensilvânia, EUA. Ao comparar dois grupos de participantes, os investigadores verificaram que quem dormia até 45 minutos baixava os níveis de pressão arterial, recuperando do episódio de stress. A European Society of Cardiology reconhece os benefícios da sesta para o coração ao reduzir a pressão arterial e necessidade de medicamentos em adultos hipertensos.

4. Mais felicidade Um estudo, coordenado pelo professor da Universidade de Hertfordshire, Richard Wiseman, encontrou uma ligação entre as sestas curtas e a autoperceção da felicidade. Das mil pessoas inquiridas, 66% relataram uma sensação de bem-estar e felicidade, depois de terem dormitado até 30 minutos. O coordenador lembrou estudos anteriores que já tinham sugerido que fazer uma sesta - até 30 minutos - ajuda a ser mais focado, produtivo e criativo.

A sesta não deve exceder os 30 a 60 minutos de duração no caso dos adultos. Caso contrário, pode entrar no sono profundo, provocando confusão e indisposição ao acordar, além de poder contribuir para insónia à noite, alertam os especialistas de Harvard.


Mais Artigos