2018.03.07

Benefícios da Amamentação

​A amamentação exclusiva até aos 6 meses é recomendada pela OMS. Saiba quais os benefícios para a saúde dos bebés e das mães

O momento da amamentação é único. Mãe e filho em plena harmonia. A escolha pela amamentação é uma opção que cabe única e exclusivamente à mãe. Os benefícios podem ser determinantes para o crescimento da criança, mas também trazem benefícios para a mãe e para a família, uma vez que é a forma mais económica e segura de alimentar o seu bebé. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que as crianças sejam alimentadas exclusivamente por leite materno até aos 6 meses de idade  e como alimento complementar durante dois anos ou mais. Conheça as vantagens da amamentação e quais os mitos que deve deixar cair por terra. 

Um alimento vivo

O leite humano é um alimento completo que fornece tudo aquilo que o seu bebé precisa. Além de conter todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água, inclui ainda outros elementos que os leites de substituição não conseguem incorporar. O leite materno contém anticorpos que ajudam o bebé a combater vírus e bactérias .

Vantagens para a saúde do bebé

O leite materno é o alimento mais importante que o seu filho pode tomar até aos seis meses. Entre as vantagens, relativamente aos leites de substituição temos :

- Melhora o desenvolvimento mental do bebé;
- É mais facilmente digerido;
- Fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o seu filho;
- Melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes;
- A longo prazo é importante para prevenção da diabetes e de linfomas.

Vantagens para a saúde da mãe

Do mesmo modo, a mãe que decide amamentar o seu bebé terá inúmeros benefícios com esta escolha. Entre eles destacam-se:

- O ato de amamentar queima calorias, ajudando a mulher a regressar ao seu peso normal;
- Ajuda o útero a regredir para a sua dimensão normal;
- Diminui a perda de sangue no pós-parto;
- É um fator que se associa a uma menor probabilidade de ter cancro da mama;
- A amamentação exclusiva, sobretudo durante a noite (altura mais propícia à produção de prolactina) inibe a menstruação e ajuda a proteger de anemias, mantendo as reservas de ferro estáveis.

Recomendações sobre a amamentação

A UNICEF, em parceria com a OMS, desenvolveu o Manual de Aleitamento Materno  que pode funcionar como uma documento de informação e introdução sobre o aleitamento. Entre os assuntos aí discutidos destacam-se as vantagens, para a mãe e para a criança, do chamado regime livre. O regime livre, pressupõe o aleitamento materno sem horários rígidos, sem intervalos noturnos nem suplementos. A mãe deve dar de mamar ao seu filho quando este quiser. Outro fator absolutamente determinante para o sucesso do aleitamento é a procura por um ambiente livre de stress ou ansiedade que possa prejudicar a produção de leite. Seja qual for a sua escolha, considere sempre amamentar o seu bebé. Os benefícios são inúmeros e unânimes.


Mais Artigos