2017.05.05

Prepare-se para o verão: Operação barriga lisa - parte I

Pera ou maçã? A divisão da silhueta feminina nestes dois grupos míticos é comum mas não ajuda a maioria das mulheres. Em vez de motivar para conseguir um corpo elegante e saudável, cria uma sensação de fatalismo em torno desta gordura localizada. “Não há nada a fazer” e “sou mesmo assim” são expressões a abolir do seu léxico este verão. Mais do que uma questão de moda, a sua cintura é um reflexo da sua saúde e uma poderosa aliada na autoestima. Descubra o que a sua silhueta diz sobre si e os erros a evitar para conseguir uma barriga lisa e saudável.

1. Vida longa Além de inestética, a gordura abdominal é perigosa para a saúde, mais do que a obesidade. De acordo com um estudo realizado com mais de 12 mil pessoas nos EUA, a gordura localizada nesta zona aumenta o risco de morte por razões cardiovasculares, mesmo em quem tem peso normal quando comparado com pessoas com obesidade. Para Francisco Lopez-Jimenez, cardiologista da Mayo Clinic e autor do estudo, a razão está na proximidade dos órgãos principais. A gordura visceral que envolve os órgãos é metabolicamente mais ativa, aumentando a resistência à insulina, o risco de diabetes, enfarte e AVC. O perímetro da cintura é um dos parâmetros da avaliação de saúde e tem como limite 88 cm (mulheres) e 102 (homens).
Dica: Coloque a fita métrica em torno da cintura, com a parte de baixo da fita ao nível do osso da bacia (crista ilíaca) e meça. Mesmo que tenha um peso normal, se exceder o limite deve tomar medidas.

2. Autoestima reforçada A ligação entre ansiedade e gordura abdominal é conhecida e deve-se às hormonas do stress. Contudo, a barriga – inimiga do biquíni – pode ser o ponto de partida para a mudança. Um estudo húngaro analisou a recuperação de doentes oncológicas que faziam dança do ventre e identificou benefícios: coordenação motora, menos stress, autoestima e imagem corporal, integração e partilha.
Dica: Dançar é uma forma divertida de trabalhar o corpo e a mente. A dança do ventre, associada à feminilidade, reforça a autoestima e imagem corporal em qualquer idade.

3. Elixir anti-idade A menopausa é uma etapa incontornável que se reflete na cintura feminina. Mesmo as mulheres que não têm excesso de peso veem a silhueta a mudar. Esta alteração deve-se à quebra de estrogénios que interfere na distribuição de gordura no organismo. Manter um peso estável e uma cintura “controlada” é importante para travar os efeitos da idade que se traduzem na crescente dificuldade em perder os quilos extra após os 40 anos.
Dica: Seja ativa no dia a dia em qualquer idade. Combinar exercício físico regular e uma dieta saudável contribui para uma barriga lisa.

4. Zero volume Muitas vezes o ventre mais saliente tem origem em dois elementos – ar e água – diretamente ligados à dieta. Por um lado, alimentos como os brócolos, frutos secos ou bebidas com gás favorecem a sensação de balão, por outro alimentos ricos em sal promovem a retenção de líquidos, que se traduz em volume abdominal.
Dica: Comer devagar, várias vezes ao dia e beber água ajudam a corrigir este problema. Evite mascar pastilha elástica e beber bebidas com gás para reduzir o aporte de ar.

5. Menos stress, menos cintura Sob a ação de stress, o corpo entra em modo de alerta. Sobem os níveis de cortisol (hormona do stress) e acumulam-se reservas na zona abdominal, o que aliado à tendência para ingerir alimentos pouco saudáveis alarga a cintura. Estudos indicam ainda que dormir horas insuficientes aumenta a gordura visceral. Gerir o stress e apostar numa boa noite de sono é essencial.
Dica: Técnicas de relaxamento respiratórias ou a meditação aliviam o stress. Retire o telemóvel e a TV do quarto e deite-se a horas certas.

Adotar uma postura adequada contribui para uma silhueta fina e favorece o tronco. Pilates e Yoga são disciplinas benéficas para a postura e os músculos da zona abdominal. Experimente.


Mais Artigos