2017.07.01

Atividades ao ar-livre à medida da sua saúde

 

Ossos, coração, articulações, colesterol, pressão arterial e até a memória podem beneficiar com uma bela caminhada. No ranking das atividades ao ar livre a marcha ocupará certamente o primeiro lugar. É a modalidade mais simples e acessível. É unanimemente aceite pela comunidade médica como um pilar da vida saudável, mas não é a única. Muitas outras trazem benefícios comprovados. Partindo das principais necessidades ou problemas de saúde, apresentamos sugestões de desporto à medida que vale a pena experimentar.

Problemas de costas e articulações

Na sua maioria, as dores da coluna e do pescoço devem-se a baixa massa muscular e ao sedentarismo, com as longas permanências sentado ao computador ou telemóvel. Caminhar, por exemplo permite reforçar o tónus muscular, a flexibilidade, ativando em simultâneo as articulações. De acordo com a Arthritis Foundation, o ténis é outra boa opção, já que exercita o corpo todo e tem uma vertente lúdica. Igualmente benéficos, o Tai Chi ou Yoga promovem a flexibilidade suavemente.

Tome nota Aproveite o verão para se exercitar na água: nadar, caminhar ou fazer alguns exercícios. A água atenua a sensação de esforço e minimiza o impacto sobre as articulações.

Atividades ao ar livre contra o excesso de peso

É urgente combater o sedentarismo e o ar livre é o local certo. Para além de ser mais agradável, leva a uma pratica mais intensa, mantendo a sensação de que o esforço é menor. Modalidades como o trekking são desafiantes do ponto de vista físico e permitem um treino cardiovascular num ambiente de partilha e descoberta. Em alternativa, andar de bicicleta ou nadar reduz o impacto, sem diminuir o gasto energético. Organize passeios em grupo ou em família que convidem a explorar a natureza e deixe o carro bem longe.

Tome nota O controlo de peso requer a prática diária de, pelo menos, 30 minutos de atividade física moderada a vigorosa, refere o Serviço Nacional de Saúde.

Doenças cardiovasculares

Entrar em movimento implica pôr o coração a bater mais forte, a funcionar melhor, por isso não admira que a atividade física seja recomendada pelos especialistas. Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), no final de primeira semana os benefícios podem começar a surgir, com descida de pressão arterial e sensação de energia. As recomendações da FPC apontam para 30 a 60 minutos de atividade diária. Caminhar é uma das opções, mas não a única: jogar vólei, fazer remo ou canoagem, jogar golfe são outras modalidades que pode experimentar. Além de agir sobre os fatores de risco cardiovascular (hipertensão, colesterol, entre outros), o desporto à medida integra os planos de reabilitação cardíaca, com vista a reduzir melhorar a saúde e qualidade de vida do paciente cardíaco.

Tome nota Deve caminhar a um ritmo que permita falar sem ficar sem fôlego. A duração, intensidade ou dificuldade deve evoluir gradualmente. Comece por percorrer dez minutos em piso plano.

Ansiedade, Depressão

A atividade física promove a libertação de endorfinas, as hormonas do bem-estar. Esta é uma das razões pelas quais mexer o corpo, sobretudo em atividades ao ar livre, faz bem à cabeça. Um estudo da Universidade de Exeter, Reino Unido, revela que observar pássaros reduz o stress e ansiedade. O contacto com a natureza, a observação de árvores e pássaros, pescar, jardinar, contribuem para o bem-estar e saúde mental. Se aliar a este cenário uma atividade em grupo, tem as ferramentas para afastar o stress e o isolamento.

Tome nota Viver mais ao ar livre e segundo o ritmo do dia promove um sono reparador que respeita os ritmos biológicos, atenua o stress e ansiedade

Osteoporose

Experimente o Tai Chi. Conhecida como a meditação em movimento, esta disciplina oriental é uma boa opção para reforçar o equilíbrio, a postura e promover a tonificação muscular, de forma suave. Na Ásia é praticado ao ar livre por todos, até em idades avançadas. Esta prática melhora o equilíbrio, a postura e reduz as quedas .O treino aeróbico combinado com pesos, elásticos ou exercícios usando o próprio peso é outra estratégia para reforçar o tónus muscular e os ossos.

Tome nota Se já tem fragilidade óssea informe-se com o seu médico sobre as modalidades, ritmo e intensidade mais indicada. Evite treinos de impacto que possam favorecer a ocorrência de quedas ou lesões.

Se tem algum problemas de saúde, antes de iniciar a prática física, fale com o seu médico para definir o desporto à sua medida (tipo, frequência e intensidade).


Mais Artigos