2017.12.03

Advento alternativo: 25 atividades saudáveis para fazer com as crianças na quadra natalícia

​Enquanto se contam pelos dedos, ou se riscam os dias no calendário até à chegada do Natal, aproveite o espírito festivo e desenvolva atividades físicas e emocionalmente saudáveis com as crianças. Entre momentos em família, com amigos, no conforto do lar ou no exterior, eis 25 sugestões que vão tornar esta quadra mais saudável.

Dia 1 – Planeie atividades em família Ter planos em família ajuda a fomentar a coesão dos laços emocionais. Juntamente com as crianças, planeie atividades saudáveis e crie um advento alternativo.

Dia 2 – Leve as crianças ao supermercado Uma excelente forma de fazer com que as crianças adquiram hábitos saudáveis é por imitação. Experimente ir às compras em conjunto e desafie os mais pequenos a comprar algo que seja saudável. Essa tarefa potencia a interatividade e a noção da vida real.

Dia 3 – Cozinhe com as crianças Preparem uma refeição que pode tornar a consoada mais saudável. Assim, reinvente um prato típico de Natal, por exemplo, reduzindo a quantidade de açúcar ou substituindo-o por adoçantes naturais como a canela ou a stevia, pois é muito menos calórico e mais saudável.

Dia 4 – Passeie em família Não existe nada melhor para alterar a rotina que um passeio em família. Visitar uma cidade próxima, por exemplo, permite uma mudança de cenário e horário e, segundo estudos, torna as crianças mais felizes e inteligentes. 

Dia 5 – Desenhe com as crianças Faltam poucos dias para o Natal e que tal desenharem as prendas desejadas? Seja criativo: use lápis de carvão, canetas de feltro, aguarelas ou lápis de cera. Está provado que desenhar ajuda a desenvolver as funcionalidades comunicativas e cognitivas.

Dia 6 – Faça uma horta Ensine às crianças que podem ajudar a fazer crescer algo com as suas mãos. Se for, por exemplo, um vegetal, pode ser um incentivo à alimentação saudável, pois está provado que as crianças que têm uma horta comem cinco vezes mais vegetais.

Dia 7 – Invente um smoothie de Natal Experimente preparar, em conjunto, um smoothie saudável, à base de fruta batida ou vegetais, sem água ou açúcar. Além de partilharem tarefas, vai proporcionar às crianças uma refeição mais saudável.

Dia 8 – Transforme a sua casa numa discoteca Peça às crianças para escolherem as suas músicas de natal preferidas e organize uma pista de dança na sala. Algumas pesquisas sublinham os benefícios de dançar para a saúde.

Dia 9 – Organize um passeio de bicicleta Apesar do frio, o sol brilha. E que tal andar de bicicleta? É um excelente exercício para qualquer idade, previne problemas cardiovasculares e doenças como o cancro, além de permitir estar em contacto com o ar livre.

Dia 10 – Faça uma feira de leitura Além de intelectualmente estimulante, a leitura pode funcionar como um exercício coletivo. Peça aos seus filhos para escolherem um conto de Natal e depois leiam em voz alta, escolhendo os personagens. Alguns estudos revelam que bastam seis minutos de leitura por dia para aliviar o stresse.

Dia 11 – Ensine a importância do abraço Além de prevenir doenças relacionadas com o stresse e a ansiedade, ajuda a diminuir a probabilidade de contrair infeções, defendem algumas investigações.

Dia 12 – Dê uma caminhada Além de ser um excelente exercício, combate o sedentarismo e é uma forma de explorar a natureza.

Dia 13 – Troque a consola pelo tabuleiro Passe um serão em família à volta de um jogo de tabuleiro ou um puzzle. Alguns investigadores reforçam a importância destas atividades para o desenvolvimento cognitivo.

Dia 14 – Visite um Museu É uma atividade ideal para fazer em grupo e, de acordo com algumas investigações, possibilita experiências sociais muito positivas, permite a aquisição de novos conhecimentos e uma sensação de bem-estar.

Dia 15 – Está vento? Aproveite! Os papagaios de papel são um entretenimento intemporal, proporcionam momentos de diversão e alguns psicólogos defendem ser uma espécie de mindfulness.

Dia 16 – Visite o Zoo É um clássico das aventuras familiares e permite passar um dia fora da rotina. Além disso, possibilita uma experiência que vai além do entretenimento, pois permite observar a natureza e ter maior consciência do meio ambiente.

Dia 17 – Faça um teatro de marionetas Nenhuma criança resiste a abrir as portas a um mundo de histórias e imaginação, elementos que potenciam a criatividade e a comunicação.

Dia 18 – Reciclar e brincar Encha garrafas com areia e transforme um par de meias velhas numa bola. Graças à imaginação e reciclagem, eis um divertido jogo de bowling que transmite responsabilidade ambiental aos mais novos.

Dia 19 – Organize o quarto das crianças Mas com a ajuda delas. Assim vai conseguir que os mais pequenos ganhem responsabilidade pelo que é seu e se tornem mais organizados, projetando essa noção para outras atividades.

Dia 20 – Faça um piquenique Nem que seja no quintal. Algumas pesquisas confirmam que estar em contacto com a natureza é positivo para a saúde mental e reduz a ansiedade.

Dia 21 – Potencie a solidariedade Peça aos seus filhos que escolham brinquedos que já não utilizem para doar. Está provado que a solidariedade social potencia a saúde mental.

Dia 22 – Caça ao tesouro Em casa ou ao ar livre, organize uma caça ao tesouro por equipas. Este tipo de atividades requere organização e potencia a interação e a comunicação entre os participantes.

Dia 23 – Sessão de trampolim São cada vez mais os espaços lúdicos que possibilitam fazer exercícios de trampolim. Algumas pesquisas sublinham que saltar 20 minutos num trampolim tem benefícios semelhantes a correr e tem a vantagem de ser mais divertido.

Dia 24 – Vamos fazer mímica? Um simples jogo como a mímica pode ser um excelente exercício para desenvolver e expressar as emoções. Segundo um estudo, a comunicação não-verbal pode descrever da melhor forma algumas emoções que as palavras.

Dia 25 – É natal! Seja generoso Algumas pesquisas indicam que a generosidade torna-nos mais felizes. Neste Natal, siga essa filosofia.


Mais Artigos