image
COMPREENDI
image;
voltar Saúde e Medicina

Perturbações mentais: conhecer e distinguir

Atualizado a 27 agosto 2020

As perturbações mentais são condições de saúde que envolvem, de forma isolada ou combinada, alterações do pensamento, da emoção e do comportamento.

Traduzem-se em sintomas variados, que quando adquirem intensidade severa ou persistente e surgem aliados ao sofrimento e/ou disfunção nas atividades sociais, de trabalho e/ou familiares, podem ser diagnosticados como uma perturbação mental. Com base na intensidade, assume a categoria de leve ou de mais grave.

As perturbações mentais mais leves têm uma interferência menor no quotidiano do doente e manifestam-se sob a forma de depressões, como, por exemplo, perturbações depressivas persistentes (distimia), e perturbações de ansiedade, como, por exemplo, as fobias.

Por seu lado, as perturbações mentais mais graves, isto é, as que alteram significativamente a vida do doente, podem chegar a obrigar a cuidados hospitalares. São exemplos destas perturbações, a depressão major, a perturbação bipolar e a esquizofrenia.

Impacto da saúde mental na saúde física

Os benefícios da atividade física na saúde mental são inegáveis. Mas a saúde mental também tem impacto no bem-estar físico.

Para esta afirmação, contribuiu um estudo da Universidade da Califórnia (Health Psychology, 2019) sobre a natureza e dimensão dos efeitos das perturbações mentais, como a ansiedade e a depressão, na saúde física, cuja conclusão aponta para o facto destas duas doenças poderem ser tão negativas para a saúde física quanto a obesidade ou o consumo de tabaco.

Também a Organização Mundial da Saúde sustenta que pessoas com transtornos mentais graves – depressão moderada a grave, transtorno bipolar, esquizofrenia e outros transtornos psicóticos – têm geralmente uma expectativa de vida 10 a 20 anos menor do que a população em geral. A maioria dessas mortes prematuras ocorre devido ao agravamento das condições físicas de saúde.

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar