image
COMPREENDI
image
voltar Saúde e Medicina

Depressões minor: demasiados medicamentos, pouca terapia

Atualizado a 25 fevereiro 2020

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, existem cerca de 300 milhões de pessoas com depressões minor ou perturbações de ansiedade em todo o mundo. São dois problemas de saúde mental que, além de provocar um desequilíbrio emocional, muitas vezes coexistem.

Portugal não foge à regra e é o terceiro país com maior taxa de consumo de antidepressivos e o primeiro a consumir ansiolíticos na lista de países desenvolvidos da OCDE.

Uma das formas para reduzir esta tendência é conhecer melhor estas perturbações, nomeadamente no que toca ao tratamento via psicoterapia, estratégia que ajuda a diminuir o impacto dos psicofármacos, em especial nos casos onde existe o risco de usar vários medicamentos num tratamento prolongado com alteração dos efeitos farmacológicos.

Sabia que…

No seguro de saúde para famílias da Médis está contemplada a possibilidade de ter acesso a seis consultas individuais de psiquiatria? Além disso, um cliente Médis tem ainda a possibilidade de marcar consultas a preços preferenciais na especialidade de psicologia através da Rede de Saúde e Bem-Estar da marca. Para saber mais, consulte o Guia Médis.

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar