COMPREENDI
Mais Médis Saúde e Medicina

Alzheimer

Atualizado a 20 setembro 2018

O que é a doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, atingindo cerca de 50 a 70% de todos os casos de demência. Pode ser definida como uma doença neurodegenerativa caracterizada por um declínio progressivo e irreversível de diversas funções cognitivas, como a memória, compreensão, atenção, pensamento e orientação. Estas alterações, inicialmente subtis, vão-se agravando ao longo do tempo, provocando um declínio significativo na capacidade funcional e autonomia dos doentes. Atinge sobretudo pessoas a partir dos 65 anos e a sua prevalência aumenta com a idade.

A doença foi identificada pela primeira vez em 1907 por Alois Alzheimer. O médico alemão observou uma doente de 51 anos que apresentava um quadro de perda de memória a curto prazo associado a alterações comportamentais. Durante 5 anos, verificou-se um agravamento clínico, ficando a doente mais dependente nas suas atividades de vida diárias, desorientada e não reconhecendo os familiares, tendo falecido ao fim desses 5 anos. A autópsia do tecido cerebral revelou a presença de placas de beta amiloide e fibrilhas proteicas, que provocaram uma desorganização da estrutura cerebral, responsável pelas alterações neuropsicológicas.

Assim, a melhor estratégia será a prevenção, adotando um estilo de vida adequado para que se possa reduzir o risco de aparecimento da doença, como a prática de exercício físico, manter o cérebro ativo, participar em atividades sociais, alimentação saudável, não fumar e controlo adequado dos fatores de risco cardiovasculares, como a hipertensão e a diabetes.

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

contactos

Para que possa avançar para a sua área pessoal, por favor, atualize os seus contactos.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre o estado dos seus pedidos de Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar