COMPREENDI
Mais Médis Bem-estar e Desporto

Meditação: Mente sã, corpo são

Atualizado a 22 junho 2017

A meditação pode mudar o cérebro

A meditação relaxa o corpo e treina a mente, mas sabia que pode mudar o cérebro? De acordo com a neurocientista da Harvard Medical School Sara Lazar, em oito semanas de meditação já há alterações:

  • aumenta o volume cerebral e zonas associadas à reflexão, tomada de decisões, memória, gestão de emoções e empatia saem reforçadas;
  • por outro lado, a amígdala, relacionada com a resposta à ansiedade, medo e o stress diminui.

A especialista defende que esta prática é um poderoso exercício que atua a vários níveis no corpo e traz vantagens em qualquer idade.

Passo a passo

A meditação é uma disciplina que pode ser feita de várias formas, sozinho ou em grupo, sentado ou até a caminhar. Para uma sessão guiada pode inscrever-se num grupo, recorrer a apps ou gravações de voz. Se quer experimentar já, comece com cinco ou dez minutos por dia, e siga estes passos dos especialistas da Harvard Women's Health Watch.

1. Defina um sítio calmo onde irá praticar a meditação. Coloque uma flor, incenso ou uma fotografia que possa ajudar a focar-se.

2. Sente-se numa cadeira, almofada ou no chão, de forma confortável. Mantenha as costas direitas, mas não tensas, e as mãos relaxadas, poisadas como achar mais confortável.

3. Feche os olhos ou concentre o seu olhar no objeto que escolheu.

4. Respire devagar, profunda e suavemente.

5. Mantenha a mente focada no seu interior, na sua respiração ou no objeto. Se sentir distração, retome a concentração inicial as vezes que forem necessárias.

6. Sinta a tranquilidade e paz na sua mente e coração. Ao expirar imagine que a sua respiração é um rio ou maré que leva os pensamentos para longe. Pode fazê-lo em silêncio ou entoando uma canção.

7. Após uma a duas semanas de meditação regular começará a sentir alterações no estado de humor e níveis de stress. Sentindo uma tranquilidade mesmo nos momentos mais atribulados do dia.

Relacionados

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

contactos

Para que possa avançar para a sua área pessoal, por favor, atualize os seus contactos.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre o estado dos seus pedidos de Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar