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Diz que disse da saúde: Impacto do stress na saúde

Atualizado a 09 dezembro 2020

O stress é parte integrante da vida. Como é difícil de medir e avaliar, é complicado estabelecer relações entre o seu grau de intensidade e o aparecimento de doenças. Para que não restem dúvidas sobre este problema, apuramos as verdades e os mitos sobre o stress.

O stress tem apenas consequências na saúde mental.
Falso. O stress em excesso pode contribuir para vários problemas de saúde, como asma, úlceras, síndrome do cólon irritável, entre outros. O stress pode também desencadear ou agravar o aparecimento de doenças cardiovasculares. Para além de resultar na subida da pressão arterial (hipertensão), pode também conduzir a comportamentos como fumar e beber álcool em excesso, que prejudicam o coração.

O stress é sempre nocivo.
Falso. O stress mantém-nos alerta, motivados e preparados para responder perante uma situação intensa ou de perigo. O stress mobiliza o corpo para dar resposta, melhorando o desempenho. É possível retornar rapidamente a um estado de repouso sem quaisquer efeitos negativos na saúde. Os efeitos benéficos do stress envolvem a preservação do equilíbrio das células, o que leva à sobrevivência. Portanto, o stress pode ser bom para nós. Este é um stress positivo.

Não há nada que se possa fazer quando se tem stress.
Falso. Somos todos diferentes e temos reações distintas perante as situações. No entanto, há algumas causas de stress mais comuns, como a morte de alguém próximo, o excesso de trabalho, o divórcio, a instabilidade profissional, uma doença, entre outras. Uma boa ferramenta para evitar a acumulação de stress é não desvalorizar o que se sente e falar com pessoas próximas sobre os problemas, os medos e as inseguranças. Quando o stress é crónico e se reflete em doenças, o médico de família é a pessoa certa para fazer uma primeira avaliação da situação e, se necessário, reencaminhar para um especialista.

O stress tem grande impacto na alimentação.
O stress tem consequências nos hábitos alimentares e estas podem ser totalmente opostas, dependendo de pessoa para pessoa. Se, por um lado, em fases de maior stress, há quem se refugie na comida, ingerindo grandes quantidades de alimentos, muitas vezes descontroladamente e sem seleção prévia, por outro, há pessoas para as quais a alimentação se torna quase como uma obrigação. O impacto, não sendo igual para todos, tem algo em comum: a alteração no normal funcionamento do organismo, derivado do excesso de nutrientes ou da falta deles. Os efeitos podem ser os mais diversos: alterações hormonais, acumulação de gordura, obesidade, resistência à insulina, insatisfação de necessidades energéticas, metabolismo mais lento.

Stress e ansiedade são diferentes.
O stress é uma resposta a uma causa externa (como um prazo apertado no trabalho ou uma discussão com alguém) e diminui quando a situação é resolvida. A ansiedade, por seu lado, é uma reação ao stress. A sua origem é interna. O stress é, assim, um gatilho comum para a ansiedade. A ansiedade é tipicamente caracterizada por um sentimento persistente de apreensão ou medo em situações que não são realmente ameaçadoras. Ao contrário do stress, a ansiedade persiste mesmo depois da preocupação passar.

O stress pode gerar depressão.
Já sabemos que o stress positivo é benéfico. Contudo, quando as exigências da vida ultrapassam a possibilidade de superação, tendo por consequência impactos negativos na saúde, quer ao nível físico quer psíquico, estamos perante o stress negativo, que pode resultar em depressão. O stress crónico conduz a um aumento de libertação de cortisol (a hormona do stress) e à redução da serotonina e de outros neurotransmissores no cérebro, incluindo a dopamina, associada à depressão.

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